Kefir
Foto por A. Kniesel
O kefir é tido por alguns como algo estranho, mas na verdade é utilizado há milhares de anos para os mais diversos usos e afins, probiótico e resistente, vem sendo descoberto como uma verdadeira ajuda na cozinha e na saúde.
Para ficar mais fácil de explicar, vamos esclarecer um ponto principal que causa muita confusão:
Kefir – bebida fermentada – tradicionalmente leite – a partir dos grãos de kefir.
Grãos de kefir – colônia de bactérias e leveduras com as quais se produz o Kefir.
As bactérias presentes no grão de kefir convertem parte da lactose do leite em ácido lático e posteriormente em outras substâncias, que dão o gosto ácido e amanteigado à bebida, depois disso as leveduras, já em um ambiente mais ácido e propício para trabalharem, convertem os açucares em álcool, chegando a no máximo 2% de graduação alcoólica.
Resumindo: essencialmente cria uma bebida com menos lactose, o que é bom para os que possuem tolerância, além disso, a ação das bactérias probióticas presentes no kefir, como por exemplo as do gênero Lactobacillus, são relacionadas a melhora no sistema imunológico e metabolismo, caso isso não baste, ainda há todos os benefícios do próprio leite.
Para o quê mais o kefir serve?
Visto que une a ação de bactérias e leveduras, os grãos de kefir possuem várias utilizações, entre elas:
- Substituto do leite e iogurte em várias receitas e usos
- Amaciar carne
- Fazer manteiga fermentada caseira
- Como patê para passar no pão
- Substituto da clara de ovo em sorvetes
- Fazer massa lêveda
- Ginger Ale
Como conseguir / comprar
A cada utilização os grãos de kefir ao se alimentarem do leite, crescem de tamanho e/ou quantidade, por isto é muito comum que seja feita a doação de kefir entre vizinhos, amigos e inclusive existem vários grupos de doação de kefir, provavelmente deve haver um na sua cidade, caso mesmo assim não consiga uma doação, você pode comprá-lo em alguns sites da internet tanto na forma natural quanto em pó desidratado.
Como cultivar
Os grãos de kefir podem ser utilizados no leite de vaca, ovelha, cabra e etc, exceto camela, caso por algum motivo você tenha acesso a leite de camela.
Para cultivar o kefir você deve colocar os grãos de kefir mergulhados no leite na proporção de 2 a 10% de grãos de kefir em relação à quantidade de leite, deve ser feito em um recipiente de vidro e tampado de forma que o gás gerado pela fermentação possa escapar, senão corre o risco do vidro explodir.
Depois disto é só deixar em temperatura ambiente em um lugar arejado e longe da luz direta do sol por mais ou menos 24 horas – vai depender do quão quente é a região onde você mora – após isso ele deverá ter a consistência de um iogurte, passe então por uma peneira, guarde os grãos de kefir peneirados para o próximo e
O kefir também pode ser utilizado em outros líquidos como por exemplo:
- Água com açúcar/mel
- Água de coco
- Sucos de frutas
- Leite de coco
- Leite de soja
- Leite de arroz
Nestes e outros meios que não sejam o leite, o kefir terá um crescimento nulo ou reduzido, tendo que realimentá-los com leite antes de utilizá-los novamente.
Cuidados ao lidar com o kefir
- Evite deixar o kefir ou fermentado em contato direto com a luz do sol
- Utilize jarras, potes e vasilhas de vidro para fermentar o kefir
- Se for tampar o recipiente durante a fermentação, deixe a tampa frouxa para que o gás escape, senão o vidro pode explodir (É SÉRIO!).
- Não utilize utensílios metálicos, eles matam os microorganismos presentes no kefir.
- Não ferva o kefir, isso matará as bactérias presentes no líquido.
- Utilize água sem cloro, visto que o cloro também pode matar as bactérias.
- O kefir precisar ser “alimentado” trocando o leite que ele se encontra a cada semana, caso não queira esse trabalho, congele seu kefir para utilizá-lo depois.