Baru

Baru
Baru

Este pequeno fruto conhecido como baru ou em inglês “tonka bean” é  é típico da vegetação de cerrado podendo ser encontrado em vários estados do Brasil e até mesmo no Paraguai, dele podem ser aproveitada a polpa e a amêndoa. Inclusive a polpa é muito apreciada por animais em especial as vacas que roem até ficar apenas o caroço, facilitando o trabalho caso você queira apenas a amêndoa 😀

Pode ser utilizado para a fabricação de óleo, licor, geleia, manteiga e farinha para o preparo de pães e bolos.

Outros nomes: cumaru, cumbaru,  barujó, castanha-de-burro, castanha-de-ferro,coco-feijão, cumaru-da-folha-grande, cumarurana, cumaru-roxo, cumaru-verdadeiro, cumbary, emburena-brava, feijão-coco, fruta-de-macaco, meriparagé e pau-cumaru.

Como escolher:

O baru quando maduro fica marrom, podendo ser colhido da árvore ou do chão quando cai, para uso da amêndoa os melhores são aqueles que estão com elas soltas no seu interior e que chacoalham quando você os balança.

Modo de preparo:

O baru deve ser inicialmente lavado e deixado para secar, a polpa é bem dura, mas pode ser raspada com a ajuda de uma faca e é comestível.

Após a retirada da polpa você pode quebrar o caroço para chegar até à amêndoa, esta deve ser torrada e NÃO é aconselhável que seja consumida crua devido à dificuldade de absorção pelo corpo neste estado, devido a uma alta concentração de inibidor de tripsina.

Características medicinais:

O baru é conhecido popularmente como afrodisíaco e seu óleo possui propriedades anti-reumáticas, sudoríferas, tônicas e também para regular a menstruação.

Rica em:

A amêndoa é altamente rica em proteína, possuindo 2 vezes mais que a noz que achamos ai no supermercado e também em gorduras.

A polpa é rica em açúcares, fibras e amido.

Estação:

Julho a setembro.

 

Fonte:

Embrapa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *