Berinjela
Antes de tudo: berinjela ou beringela? Saiba que as duas formas estão corretas na língua portuguesa, sendo a versão com “j” a forma correta a ser utilizada no nosso português tupiniquim.
Existem várias variedades de berinjela ao redor do globo, dos mais diversos formatos, tamanhos e cores, aqui no Brasil temos as de tamanho médio e cor roxa-escura como a mais comum, mas há também o cultivo em estufas de variedades menos conhecidas como a “Redonda Rosa”; variedades japonesas que são mais finas e alongadas e podem ser encontradas nas cores roxa, verde e variedades italianas, mais ovaladas.
Também podem ser encontradas versões baby e minies colhidas antes do tempo e voltadas em sua maior parte para a produção de conservas.
Rica em:
Fibras, proteínas, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas A e C.
Modo de preparo:
O “chapéu” verde sobre a berinjela não é comestível, devendo ser retirado, a berinjela pode ser cozida, refogada, assada, frita, empanada ou até mesmo crua.
Devido ao fato de ser da família das solenáceas e por isto conter uma quantidade alta de solanina – tóxica em grandes quantidades – as pessoas temem que a berinjela crua possa fazer algum mal ao organismo, entretanto a quantidade a ser considerada perigosa para um ser humano é de 400mg de solanina, enquanto uma berinjela tem no máximo 11 mg, ou seja: você tem que comer muita berinjela crua antes de ter que se preocupar com isso.
Porém, as folhas e flores da planta possuem sim uma grande quantidade de solanina e é bom manter distância.
Uma dica para retirar o gosto amargo é cortá-la ao meio, esfregar com sal e escorrer, ou cubra-a com água e sal / limão / vinagre por ao menos 15 minutos, depois escorra e seque com papel absorvente.
Como comprar:
A berinjela deve ser pesada, o que indica que seu interior está saudável. além disso a casca precisa estar brilhante e macia e o estame (o chapéu) precisa estar verde e não marrom.
Evite comprar berinjelas muito grandes, visto que elas possuem mais sementes e por isto tendem a ser mais amargas, prefira as menores ou médias.
Estação:
Março, abril, maio, junho, outubro e novembro.