Kala Namak – o sal negro indiano

Kala Namak – o sal negro indiano
Foto: Reprodução/ internet

Também conhecido como Sal Negro do Himalaia, este ao contrário do Sal Rosa do Himalaia, realmente é encontrado na região da cordilheira. Também é conhecido pelos nomes Sulemani namak, bit lobon, kala noon, ou pada loon

Pela presença de substâncias como a greigita (Fe2S4) que contém enxofre em sua composição, adquire sua cor escura e cheiro de ovo podre e é largamente utilizado em Bangladesh, Nepal, Índia e Paquistão.

Inicialmente seu processo de produção envolvia a extração do sal – até então sem sua cor característica – que então passava por um processo de queima em fornalha junto com carvão, especiarias, cascas de árvore e natrão. Este processo faz com que surjam as substâncias como a greigita (Fe2S4) que contém enxofre em sua composição, adquirindo assim sua cor escura – rosa quando moído – e para alguns: cheiro de ovo podre.

No entanto, hoje em dia ele é mais comumente produzido de forma sintética, combinando sal comum com sulfatos e então sendo reduzido em fornalhas.

O Kala Namak é largamente utilizado em Bangladesh, Nepal, Índia e Paquistão, onde é adicionado a chaats, chutneys, saladas, frutas e outros aperitivos. Também é utilizado no Chaat Masala, uma mistura indiana de especiarias. Pelo seu aparente cheiro de ovo, é utilizado em pratos veganos para imitar o sabor deste.

O Kala Namak é acreditado por possuir propriedades especiais na medicina indiana, a Ayurveda, como laxativo, digestivo e outras.

 

Fontes:
Indian Kanoon
One Green Planet


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *