Wasabi
Foto: Antonio Rubio
Já perguntou-se o quê é este creme verde e picante que normalmente acompanha seu combo de sushi? Você sabia que ele pode na verdade não ser tão wasabi assim?
O wasabi ao contrário do que muitos imaginam, não é uma raiz, mas o caule de uma planta, este é o verdadeiro wasabi e leva de um a um ano e meio para ser colhido, além disso as condições para o seu desenvolvimento são extremamente específicas, sendo raramente produzido fora do Japão, por isto seu valor mais alto. Não suficiente, o wasabi deve ser ralado na hora, perdendo seu forte sabor 15 minutos depois de ralado.
Frente a este fato a indústria inventou uma versão de “wasabi” feita com raiz forte, corante e mostarda, mais barato e acessível, você pode encontrar este wasabi tanto em forma de pasta quanto em pó, apesar de não ser o verdadeiro wasabi, ele ainda é um excelente substituto, até porque a raiz forte é da mesma familiar do wasabi.
Alguns usos tradicionais do wasabi na culinária:
- No sushi, logo embaixo do peixe
- Misturado no shoyu para então mergulhar o sushi
- Temakis
- Sobas
Além disso ele também vai muito bem com carnes com sabor mais forte, como algumas carnes de caça por exemplo e sabendo utilizar, sua versatilidade é tremenda, tente não ficar somente no que você já sabe.
Para você ter uma ideia, no Japão além dos métodos tradicionais de utilização, há também sorvetes, cervejas, vinhos, sucos e vários outros produtos, as folhas do wasabi são também utilizadas na cozinha japonesa para preparar uma infinidade de pratos.
Tem até Kit Kat.